segunda-feira, 19 de março de 2012

HOMENAGEM AOS 20 ANOS DE BOMBINHAS


A história de Bombinhas.

De acordo com o livro “O Porto Belo” Zimbros foi descoberta por “Sebastião Caboto” a serviço do rei da Espanha, e logo que chegou aqui lhe deu o nome de são Sebastião. E com essa vinda dos açorianos, veio às comidas típicas, os costumes, as culturas e toda a forma de viver diferentemente do povo que já habitava este lugar.
Depois de muito tempo dessa povoação açoriana, Bombinhas começou a ser mais habitada. A pesca começou a ser mais visada, a agricultura, a produção artesanal, e etc. com isso veio à exploração de outros lugares pegando matéria prima de Bombinhas. Como por exemplo, empresas de Blumenau pegando areia da praia de bombas e Bombinhas, para a fabricação de vidro, pois a areia era muito fina e continha cristais e quartzo, isso ocorreu por volta de 1918.
Depois a comunidade foi crescendo foi se estabelecendo mais perto das praias e cachoeiras, a agricultura foi diminuindo e a pesca foi sendo mais visada.
Em 1950 com a beleza e a abundancia da pesca turística, as pessoas de perto do município foram vindo ver como funcionava, e depois pessoas de outros estados. E na década de 70 o aumento populacional era significante.
Em 1967 Bombinhas passou a ser de Porto Belo, sendo um único município, ou “distrito” como se chamava antigamente. Tempos depois com o descaso,e a insignificância com os habitantes de Bombinhas, eles se organizaram e em 1991 Santa Catarina autorizou um plebiscito que com 1.454 votos a favor, e com apenas 75 contra, Bombinhas se desmembrou de Porto Belo.
O primeiro prefeito do município de Bombinhas foi Manoel Marcílio dos santos. Em 1996 Bombinhas tinha aproximadamente 5.845 habitantes, e em 2000 Bombinhas já tinha aproximadamente 8.700 habitantes.
Depois da emancipação de Bombinhas, ela deixou de ser aquele município de poucas pessoas, Bombinhas começou a crescer e crescer, deixando Porto Belo para trás no índice de crescimento.
 Hoje em dia Bombinhas tem mais ou menos 15 mil habitantes o ano todo, mais quando chega a temporada ( dezembro, janeiro e ate inicio de fevereiro) a população flutuante é de 60 a 80 mil habitantes.
Hoje em dia Bombinhas é um dos lugares mais bem vistos e mais procurados, Bombinhas tem uma das praias mais lindas do Brasil, e tem seu movimento turístico devido as lindas praias e ilhas.
Bom pessoal por hoje é só isso, espero que tenham gostado da nossa matéria, postem comentários e sugestões.

Alunas: Janine e Daniela.

3 comentários:

Prof. Quito disse...

Bem redigida...parabéns!!!

simonety disse...

Lindo, tem mtas coisas que nem sabia....ótimo!!

Matheus Pereira disse...

bom trabalho !!

Postar um comentário