segunda-feira, 12 de março de 2012

VISITA DO EMI NO ENGENHO DO SERTÃO



A turma do ensino médio do inovador 1ª ano 01 e 02 fez uma visita de estudos ao engenho do sertão. Nossa visita foi breve mais muito construtiva para nós, pois ficamos sabendo de coisas que ainda não sabíamos, nem imaginávamos como funcionava.
Nossa visita começa no engenho da instituição, a Ro foi quem nos recebeu e nos explicou que aquele engenho foi comprado de um senhor, e colocado naquele lugar. ficamos maravilhados com a historia, e ficamos pensando, que como naquela época, pessoas com muito pouco recurso de maquinas conseguiram trazer peças tão pesadas, e colocá-las naquele determinado lugar.

Algo também muito interessante, é que as peças do engenho não são pregadas mais sim, eram feitos encaixes da própria madeira para sustentar aquelas peças. E que as telhas dos engenhos tinham formas diferentes por elas serem feitas nos formatos das coxas dos homens que trabalhavam na produção dessas telhas.


Então fomos até a casa, que também já é muito antiga e ela continuou a explicação, nos falou um pouco da tradição de Bombinhas, dos costumes, e como era viver ali, nos falou muitas coisas construtivas que com certeza um dia vamos lembrar.

Então teve toda a história e a explicação de como é feito o biju, o cuscuz, e como o boi trabalhava na produção no engenho.


Então por hoje é isso pessoal, espero que tenham curtido um pouco do que eu falei, e postem comentários ou sugestões. 
Aluna: Janine Matias.

6 comentários:

Prof. Quito disse...

Uma bela postagem...muito bem explicado, parabéns,nota 10!!!

Matheus Pereira disse...

beem legal a visita ao engenho ..
é isso ai pessoal.

Professora de convivência Leticia disse...

Assim vocês vão longeeeeeeeeeeeeeeeeee...Parabéns e continuem com essa empolgação.

simonety disse...

Isso que é legal...escrever..colocar para fora os pensamentos e anseios...vamos nessa..

Anônimo disse...

daaaaaaaaaaaaaaaaaaale Janine

Jezrael disse...

Muito bom o passeio ao engenho...é isso aí, manda ver janine

Postar um comentário