O primeiro bimestre se foi e com ele toda a euforia, ansiedade, preocupações, pois não é todo o dia que vamos para o Ensino Médio, né galera...e também as boas e as más notas...um novo recomeço, novas oportunidades e desafios...hora de colocar a cabeça no lugar para aqueles que não conseguiram êxito e continuar se dedicando os que atingiram e superaram as metas ou médias.
Eu, como professor também fiz as minhas reflexões e posso ter ditos meus erros, pois sei que o meu objetivo não foi atingido...que é 100% de aprovação...mas aprovação com conteúdo e merecimento dos esforço e da dedicação de cada um...contem sempre com o Professor Quito.
Agradeço aos pais que tiveram na Escola nesta noite e aos que por motivos maires não puderam comparecer, saibam que seus filhos sempre serão cobrados à participarem e à se dedicarem aos estudos e aprender sempre dar o seu MELHOR!!!
Conforme combinado com os pais, segue baixo planejamento do segundo bimestre de 2012.
ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL-ITAJAÍ
GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA MARIA RITA FLOR
GESTORA:
DÓRIS HELENA SERPA FERREIRA
ASSESORAS
DE DIREÇÃO: SIRLEY APARECIDA MANES; MARIA JOSÉ DE MELLO MAFRA
PROFESSOR: FABIANO QUITO
DISCIPLINA: INFORMÁTICA
TURMA: 1° ANOS ENSINO MÉDIO INOVADOR
PLANEJAMENTO DO 2° BIMESTRE DE 2012
Tema:
Relações
sociais.
Problematização:
Qual o meu lugar na família na escola no município e no mundo?
Objetivo Geral:
Realizar estudos e pesquisas sobre o lugar e influência do educando
na família na escola no município e no mundo.
Objetivos
específicos:
Compreender
os conceitos básicos sobre os softwares, quais os tipos e sua
utilização de acordo com cada necessidade;
Utilizar
a formatação e personalização da planilha eletrônica Microsoft
Excel, através de seus comandos, utilizando células, linhas e
colunas;
Aplicar
fórmulas utilizando funções e representar através de gráficos
personalizando-os.
Conteúdos:
Identificação
dos tipos de software e sua aplicação para cada necessidade, seja,
pessoal ou profissional;
Compreensão
teórica da planilha eletrônica Microsoft Excel;
Aplicação
e utilização da planilha eletrônica Microsoft Excel, no nosso
controle financeiro.
Metodologia:
·
Apresentação de trabalhos individuais e em grupos;
· Leitura, interpretação e produção de textos;
· Aula audiovisual;
· Debates;
· Exposição;
· Pesquisas.
· Leitura, interpretação e produção de textos;
· Aula audiovisual;
· Debates;
· Exposição;
· Pesquisas.
Ação
e Operação:
-Trabalho
em grupo (mínimo 3 e máximo 4 alunos), de acordo com as normas do trabalho acadêmico, sobre os
Tipos de Software e sua aplicação em cada necessidade. Trabalho
deverá ser entregue impresso. (Atividade 1);
-Pesquisar
sobre as finanças da família, esta pesquisa deverá ter os gastos e
os ganhos da família. Obs. Gastos, favor levantar os valores reais.
Ganhos, os valores podem ser fictícios. Pesquisa deverá ser
apresentada ao Professor. Anexo I (Atividade 2);
-Elaboração
de uma planilha eletrônica Microsoft Excel, de acordo com os valores
da pesquisa (Atividade 2), utilizando as fórmulas, funções e
representar estes dados em um gráfico. O Trabalho deverá ser
entregue em Pen-Drive ou CD-Rom. (Os mesmo serão devolvidos aos
mesmos) (Atividade 3);
-
Apresentação de todo o conteúdo teórico estudado em sala
(Introdução à Informática, Introdução ao editor de texto
Microsoft Word, Tipos de Softwares e Introdução à planilha
eletrônica Microsoft Excel). (atividade 4).
Critérios de
Avaliação:
1) Realizar uma
boa apresentação visual e escrita;
2) Apresentar um
trabalho lógico e contextualizado;
3) Aproveitar
adequadamente o horário dado em sala para realização das tarefas;
4) Trabalhar
adequadamente as normas de configuração, para a realização do
trabalho.
Instrumentos de
Avaliação:
Atividade 01=[critérios
1, 2, 3 e 4 (2,5 pontos cada)];
Atividade 02=[critérios
1, 2, 3 e 4 (2,5 pontos cada)];
Atividade 03=[critérios
1, 2, 3 e 4 (2,5 pontos cada)];
Atividade 04=[critérios
1, 2, 3 e 4 (2,5 pontos cada)].
Datas de Entrega das
Avaliações:
1ª atividade:
11/06/2012;
2ª atividade:
18/06/2012;
3ª atividade:
09/07/2012;
4ª atividade:
09/07/2012.
ANEXO I
Pesquisa
Finanças
da Família
EEB
Maria Rita Flor
Aluno:____________________________________________Série:_____________
Junto aos Pais ou Responsáveis, façam um levantamento financeiro
com sua família, verifique todos os gastos que sua família tem
durante o mês, quanto se gasta com água, energia, telefones,
alimentação, roupas, etc, estes valores podem ser reais, pois os
levantamentos dos ganhos da família (renda familiar), poderá ser
fictícios.
Este levantamento será necessário para a elaboração da 3ª
atividade, uma planilha eletrônica Excel, do controle de finanças
da família.
- GASTOS
- Água: R$___________
- Energia: R$_____________
- Telefone fixo: R$_____________
- Telefone Celular: R$____________
- Internet: R$____________
- Alimentação: R$____________
- Lazer: R$___________
- Estudos: R$____________
- Roupas: R$_____________
- Outros:
- ___________: R$____________
- ___________: R$____________
- ___________: R$____________
- GANHOS
- Pai: R$______________
- Mãe: R$____________
- Outros Rendimentos:
- ___________: R$____________
- ___________: R$____________
- ___________: R$____________
Professor:
Quito
Disciplina:
Informática
Nenhum comentário:
Postar um comentário