quinta-feira, 17 de maio de 2012

PLANEJAMENTO DO 2 BIMESTRE

Boa noite, galera do EMI!!!
O primeiro bimestre se foi e com ele toda a euforia, ansiedade, preocupações, pois não é todo o dia que vamos para o Ensino Médio, né galera...e também as boas e as más notas...um novo recomeço, novas oportunidades e desafios...hora de colocar a cabeça no lugar para aqueles que não conseguiram êxito e continuar se dedicando os que atingiram e superaram as metas ou médias.
Eu, como professor também fiz as minhas reflexões e posso ter ditos meus erros, pois sei que o meu objetivo não foi atingido...que é 100% de aprovação...mas aprovação com conteúdo e merecimento dos esforço e da dedicação de cada um...contem sempre com o Professor Quito.
Agradeço aos pais que tiveram na Escola nesta noite e aos que por motivos maires não puderam comparecer, saibam que seus filhos sempre serão cobrados à participarem e à se dedicarem aos estudos e aprender sempre dar o seu MELHOR!!!
Conforme combinado com os pais, segue baixo planejamento do segundo bimestre de 2012.


ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL-ITAJAÍ
GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA MARIA RITA FLOR
GESTORA: DÓRIS HELENA SERPA FERREIRA
ASSESORAS DE DIREÇÃO: SIRLEY APARECIDA MANES; MARIA JOSÉ DE MELLO MAFRA
PROFESSOR: FABIANO QUITO
DISCIPLINA: INFORMÁTICA
TURMA: 1° ANOS ENSINO MÉDIO INOVADOR
PLANEJAMENTO DO 2° BIMESTRE DE 2012
Tema:
Relações sociais.
Problematização:
Qual o meu lugar na família na escola no município e no mundo?
Objetivo Geral:
Realizar estudos e pesquisas sobre o lugar e influência do educando na família na escola no município e no mundo.
Objetivos específicos:
Compreender os conceitos básicos sobre os softwares, quais os tipos e sua utilização de acordo com cada necessidade;
Utilizar a formatação e personalização da planilha eletrônica Microsoft Excel, através de seus comandos, utilizando células, linhas e colunas;
Aplicar fórmulas utilizando funções e representar através de gráficos personalizando-os.
Conteúdos:
Identificação dos tipos de software e sua aplicação para cada necessidade, seja, pessoal ou profissional;
Compreensão teórica da planilha eletrônica Microsoft Excel;
Aplicação e utilização da planilha eletrônica Microsoft Excel, no nosso controle financeiro.
Metodologia:
· Apresentação de trabalhos individuais e em grupos;
· Leitura, interpretação e produção de textos;
· Aula audiovisual;
· Debates;
· Exposição;
· Pesquisas.
Ação e Operação:
-Trabalho em grupo (mínimo 3 e máximo 4 alunos), de acordo com as normas do trabalho acadêmico, sobre os Tipos de Software e sua aplicação em cada necessidade. Trabalho deverá ser entregue impresso. (Atividade 1);

-Pesquisar sobre as finanças da família, esta pesquisa deverá ter os gastos e os ganhos da família. Obs. Gastos, favor levantar os valores reais. Ganhos, os valores podem ser fictícios. Pesquisa deverá ser apresentada ao Professor. Anexo I (Atividade 2);

-Elaboração de uma planilha eletrônica Microsoft Excel, de acordo com os valores da pesquisa (Atividade 2), utilizando as fórmulas, funções e representar estes dados em um gráfico. O Trabalho deverá ser entregue em Pen-Drive ou CD-Rom. (Os mesmo serão devolvidos aos mesmos) (Atividade 3);

- Apresentação de todo o conteúdo teórico estudado em sala (Introdução à Informática, Introdução ao editor de texto Microsoft Word, Tipos de Softwares e Introdução à planilha eletrônica Microsoft Excel). (atividade 4).
Critérios de Avaliação:
1)  Realizar uma boa apresentação visual e escrita;
2)  Apresentar um trabalho lógico e contextualizado;
3)  Aproveitar adequadamente o horário dado em sala para realização das tarefas;
4)  Trabalhar adequadamente as normas de configuração, para a realização do trabalho.
Instrumentos de Avaliação:
Atividade 01=[critérios 1, 2, 3 e 4 (2,5 pontos cada)];
Atividade 02=[critérios 1, 2, 3 e 4 (2,5 pontos cada)];
Atividade 03=[critérios 1, 2, 3 e 4 (2,5 pontos cada)];
Atividade 04=[critérios 1, 2, 3 e 4 (2,5 pontos cada)].
Datas de Entrega das Avaliações:
1ª atividade: 11/06/2012;
2ª atividade: 18/06/2012;
3ª atividade: 09/07/2012;
4ª atividade: 09/07/2012.
ANEXO I
Pesquisa
Finanças da Família
EEB Maria Rita Flor
Aluno:____________________________________________Série:_____________
Junto aos Pais ou Responsáveis, façam um levantamento financeiro com sua família, verifique todos os gastos que sua família tem durante o mês, quanto se gasta com água, energia, telefones, alimentação, roupas, etc, estes valores podem ser reais, pois os levantamentos dos ganhos da família (renda familiar), poderá ser fictícios.
Este levantamento será necessário para a elaboração da 3ª atividade, uma planilha eletrônica Excel, do controle de finanças da família.

  1. GASTOS
    1. Água: R$___________
    2. Energia: R$_____________
    3. Telefone fixo: R$_____________
    4. Telefone Celular: R$____________
    5. Internet: R$____________
    6. Alimentação: R$____________
    7. Lazer: R$___________
    8. Estudos: R$____________
    9. Roupas: R$_____________
    10. Outros:
      1. ___________: R$____________
      2. ___________: R$____________
      3. ___________: R$____________

  1. GANHOS
    1. Pai: R$______________
    2. Mãe: R$____________
    3. Outros Rendimentos:
      1. ___________: R$____________
      2. ___________: R$____________
      3. ___________: R$____________

Professor: Quito
Disciplina: Informática




Nenhum comentário:

Postar um comentário