terça-feira, 13 de março de 2012

PLANEJAMENTO DO 1° BIMESTRE 101/102 EMI

Bom dia, galera!!! Conforme combinado, segue o planejamento do 1° Bimestre do ensino médio inovador (101/102), tem os objetivos, conteúdos, todas as ações e operações, toda a metodologia, data de entregas dos trabalhos, enfim...mas não se preocupem com as datas, pois todo o conteúdos iremos elaborar juntos para obtermos os melhores resultados...um ótimo bimestre à todos!!!


Prof. Quito
Informática


ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL-ITAJAÍ
GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA MARIA RITA FLOR
GESTORA: DÓRIS HELENA SERPA FERREIRA
ASSESORAS DE DIREÇÃO: SIRLEY APARECIDA MANES; MARIA JOSÉ DE MELLO MAFRA
PROFESSOR: FABIANO QUITO
DISCIPLINA: INFORMÁTICA
TURMA: 1° ANOS ENSINO MÉDIO INOVADOR
Tema:
Relações sociais.
Problematização:
Qual o meu lugar na família na escola no município e no mundo?
Objetivo Geral:
Realizar estudos e pesquisas sobre o lugar e influência do educando na família na escola no município e no mundo.
Objetivos específicos:
Compreender que a tecnologia vem evoluindo e está evolução vem mudando hábitos e transformando as relações sociais e familiares através do tempo.
Perceber a dificuldade de compreensão dos termos da informática, no que diz hardware e software, qual a ligação entre as partes, para o bom desenvolvimento das atividades de informática e que existe uma deficiência para formatar, configurar e organizar um trabalho acadêmico, através do editor de texto word, uma ferramenta utilizada mas não compreendida no contexto acadêmico.
Conteúdos:
Identificação e compreensão das ligações entre as partes do computador hardware, software e peopleware;
Configuração e estruturação de um trabalho acadêmico no editor de texto word;
Evolução da tecnologia na família.
Metodologia:
· Apresentação de trabalhos individuais e em grupos; · Leitura, interpretação e produção de textos; · Aula audiovisual; · Debates; · Exposição; · Pesquisas.
Ação e Operação:
-Trabalho individual sobre o que é hardware e quais seus componentes, entregar em folha A4 impresso. (atividade 1);
-De forma individual, cada aluno irá configurar seu trabalho sobre Hardware, de acordo com as normas no editor de texto Word e enviar via e-mail em anexo. (atividade 2);
- Elaboração de um trabalho formatado, configurado, estruturado e impresso. (atividade 3);
-Pesquisa na família, quais os equipamentos eletrônicos que os parentes têm ou teve de acordo com a idade (anexo I). (atividade 4);
-Em grupo, confeccionar uma linha do tempo de acordo com a evolução da tecnologia na família. (atividade 5).
Critérios de Avaliação:
1) Realizar uma boa apresentação visual e escrita;
2) Apresentar um trabalho lógico e contextualizado;
3) Aproveitar adequadamente o horário dado em sala para realização das tarefas;
4) Trabalhar adequadamente as normas de configuração, para a realização do trabalho.
Instrumentos de Avaliação:
Atividade 01=[critérios 1, 2, 3 e 4 (2,5 pontos cada)];
Atividade 02=[critérios 1, 2, 3 e 4 (2,5 pontos cada)];
Atividade 03=[critérios 1, 2, 3 e 4 (2,5 pontos cada)];
Atividade 04=[critérios 1, 2, 3 e 4 (2,5 pontos cada)].
Datas de Entrega das Avaliações:
1ª atividade: 28/02/2012;
2ª atividade: 20 à 26/03/2012;
3ª atividade: 27/03/2012;
4ª atividade: 03/04/2012;
5ª atividade: 24/04/2012.

ANEXO I
Pesquisa
Nome:_____________________________Série:________________
TECNOLOGIA NA FAMÍLIA
Qual foi a evolução dos equipamentos eletrônicos e tecnológicos no meu ambiente familiar, o que mudou nas relações entre os membros da família com está evolução?
Vamos pesquisar quais os equipamentos tinham seus avós, pais, tios quando eram adolescentes e também o que seus primos e você têm, para juntos entender está evolução.
1) Quando o meu avô (avó) tinha 15 anos em _________ (ano), quais os equipamentos que ele tinha?
RÁDIO TV PTO/BR TV COLORIDA TV LCD TOCA DISCO WALK-MAN VITRÓLA
DISC-MAN ATARI TEL FIXO TEL CELULAR DVD BLUE-RAY COMPUTADOR
NOTEBOOK I-PAD I-PHONE
OUTROS:___________________________________________________
2) Quando o meu pai (mãe) tinha 15 anos em _________ (ano), quais os equipamentos que ele tinha?
RÁDIO TV PTO/BR TV COLORIDA TV LCD TOCA DISCO WALK-MAN VITRÓLA
DISC-MAN ATARI TEL FIXO TEL CELULAR DVD BLUE-RAY COMPUTADOR
NOTEBOOK I-PAD I-PHONE
OUTROS:__________________________________________________
3) Quando o meu tio (tia) tinha 15 anos em _________ (ano), quais os equipamentos que ele tinha?
RÁDIO TV PTO/BR TV COLORIDA TV LCD TOCA DISCO WALK-MAN VITRÓLA
DISC-MAN ATARI TEL FIXO TEL CELULAR DVD BLUE-RAY COMPUTADOR
NOTEBOOK I-PAD I-PHONE
OUTROS:___________________________________________________
4) Eu tenho_________ (anos), quais os equipamentos que eu tenho?
RÁDIO TV PTO/BR TV COLORIDA TV LCD TOCA DISCO WALK-MAN VITRÓLA
DISC-MAN ATARI TEL FIXO TEL CELULAR DVD BLUE-RAY COMPUTADOR
NOTEBOOK I-PAD I-PHONE
OUTROS:___________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário